Otite de Repetição

Otites de repetição

Otite de repetição

Infecções de ouvido (Otite Média Aguda) e

Líquido no ouvido médio (Otite Média com Efusão)

Como o ouvido funciona?

Existem três principais partes do ouvido: ouvido externo, médio e interno.

• Externo: (pavilhão e canal auditivo externo) é responsável por coletar o som.
  • Médio: (uma cavidade preenchida por ar, separada do ouvido externo pela membrana do tímpano) contém três pequenos ossos que vibram e amplificam o som, transmitindo-o para o ouvido interno.
  • Interno: converte as vibrações em sinais elétricos para o cérebro; ele também tem um componente que ajuda no equilíbrio. Um ouvido médio saudável contém ar na mesma pressão que na parte externa do ouvido, permitindo uma livre vibração do tímpano.

O ar entra no ouvido médio através de uma estrutura chamada tuba auditiva (T.A.), que conecta a parte de trás do nariz ao ouvido médio.

Esse processo de equalização do ar ocorre constantemente com a mastigação e deglutição sem percebermos.

Uma situação em que sentimos essa equalização é quando os ouvidos entopem e desentopem durante vôo de avião.

Porque minha criança tem infecções de ouvido?

1) Em crianças, a tuba auditiva (T.A.) é menor e mais horizontal que nos adultos, o que pode fazer com que ela não funcione apropriadamente, levando a uma pressão negativa no ouvido médio;

2) Crianças tendem a apresentar mais infecções respiratórias, com as quais a T.A. pode ficar inflamada;

3) Bactérias podem atravessar a tuba, saindo da garganta em direção ao ouvido médio, provocando otites. Essas infecções podem causar dor e febre, sendo tratadas com antibióticos orais;

4) Outras condições como alergia, doenças dos seios da face, e até refluxo ácido do estômago, podem causar irritação no tecido ao redor da T.A., resultando em inflamação;

5) O aumento da adenóide, localizada no fundo do nariz, pode obstruir a tuba a abertura da tuba auditiva, dificultando a ventilação do ouvido e favorecendo o acúmulo delíquio atrás do tímpano;

6) Infecções rinossinusais recorrentes (“sinusites”) fornecem uma fonte de bactérias no fundo do nariz e, em alguns casos, podem resultar em bactérias dentro dos ouvidos (otites).

Todos esses problemas podem causar infecções de ouvido de repetição.

Muitos desses problemas melhoram quando a criança atinge 5-6 anos.

O que é efusão?

Geralmente depois que os sintomas da otite média aguda se resolvem, permanece um fluido no ouvido médio que é chamado de efusão.

Este fluido/liquido pode demorar 30 dias ou mais para desaparecer.

Esta condição não é considerada infecção, portanto o o liquido persistente no ouvido não precisa ser tratado com antibióticos.

A criança pode apresentar perda de audição (por condução do som), sensação de pressão no ouvido ou nenhum sintoma.

O tratamento consiste em reavaliar a criança para assegurar que o liquido desapareceu.

Quais são fatores de risco para se desenvolver infecções de ouvido?

O desenvolvimento de otite média pode se dar por diversos motivos. Alguns fatores podem ser modificados na tentativa de prevenir estas infecções.

• Creche: Resfriados (infecção viral do trato respiratório superior) podem levar a  infecções de ouvido, especialmente em crianças pequenas (abaixo de 2 anos). Crianças que frequentam creche têm maior chance de estarem resfriadas constantemente, pois estão expostas a diferentes vírus e bactérias. Se sua criança tem infecções de ouvido recorrentes, ele/ela pode se beneficiar da troca por uma creche menor ou mesmo retirada da creche.
  • Disfunção/Obstrução da tuba auditiva: Pode resultar de alergias ou adenóide aumentada e inflamada.
  • Exposição à fumaça de cigarro: Crianças expostas ao cigarro têm um risco aumentado de desenvolver problemas de saúde, incluindo infecções de ouvido.
  • Mamadeira: Bebês alimentados com mamadeira, especialmente se mamam deitados, têm uma tendência de desenvolver mais infecções de ouvido do que bebês amamentados no seio materno. Alimente o bebê em posição inclinada, com a cabeça mais alta que o estômago. A amamentação ao seio materno até os 6 meses diminui a chance de otites de repetição!
  • Idade: Crianças menores têm mais tendência a ter infecções de ouvido, sendo a maior incidência entre 6 e 18 meses de idade.
  • Questões genéticas: Crianças com problemas como fenda palatina e síndrome de Down têm anormalidades que afetam a tuba auditiva.
  • Hereditariedade: Crianças com pais e/ou irmãos com história de infecções de ouvido têm uma maior incidência de otites.

Quais são os tratamentos disponíveis?

Na maioria dos casos, o liquido no ouvido médio desaparece sozinho em diferentes períodos de tempo.

Se nenhum outro sintoma estiver presente (nariz escorrendo, febre, etc.), uso de descongestionantes orais não ajudam.

O spray nasal de corticoide é usado para ajudar na limpeza do líquido.

Se a criança tem uma infecção no ouvido (otite média aguda), serão prescritos antibióticos de acordo com o quadro clínico; ela pode precisar de mais de um curso de antibióticos até melhorar a infecção.

Para infecções de repetição (4 episódios em 6 meses) ou liquido persistente no ouvido médio (mais de 3 meses, com perda auditiva), pode ser necessária cirurgia para colocação de tubos de ventilação nos ouvidos.

Se alergias estão contribuindo para as infecções, o tratamento com anti-histamínicos e sprays nasais pode ser implementado.

Sendo assim, se sua criança está roncando ou respira pela boca, a adenoide pode estar obstruindo a área de abertura da tuba auditiva, sendo uma opção de tratamento a retirada da adenoide (adenoidectomia).s