A adenoide

1. O que é a adenoide?

A adenoide é um único aglomerado de tecido linfoide no fundo do nariz. Ela está localizada na parede de trás da faringe, pouco acima da úvula (o pequeno tecido em formato de gota pendurado no meio do céu da boca).

1. Qual é a sua função?

A adenoide é composta de tecido linfoide cujo principal propósito é reagir a infecções produzindo anticorpos. Estudos mostraram que não ocorre nenhum problema a longo prazo nas crianças que tiveram sua adenoide removida. Existem outros tecidos linfoides no corpo que têm função igual à adenoide. Em muitos casos a adenoide perde sua função, tornando-se inativa. A adenoide diminui (involui) ou desaparece naturalmente antes da adolescência.

1. Porque a adenoide aumenta?

O aumento da adenoide é uma resposta a infecções no trato respiratório e a processos alérgicos.

1. Quais são os sintomas do aumento da adenoide?
  • Roncos noturnos
  • Respiração oral todo o tempo
  • Nariz parece entupido quando a criança fala
  • Secreção nasal crônica
  • Infecções de ouvido recorrentes
  • Infecções rinossinusais recorrentes
  • Pausas na respiração (apneia do sono) ou despertares frequentes à noite

1. Como a adenoide é removida?

A remoção da adenoide é chamada Adenoidectomia. A cirurgia é realizada através da boca usando um instrumento que atinge a parte do fundo do nariz. O procedimento dura aproximadamente 15-20 minutos.

1. Quais são os riscos da adenoidectomia?

Sangramento é extremamente raro após uma adenoidectomia (1 em 1000) e mais frequentemente ocorre logo após a cirurgia, na sala de recuperação anestésica.

1. Alguma orientação especial para quando meu filho/minha filha voltar para casa?
  • Seu filho/sua filha pode roncar ou parecer congestionado por um curto período após a cirurgia. Isso ocorre pela secreção no fundo do nariz e resolve-se com o tempo. Pode-se assoar o nariz sem esforço.
  • Respiração ruim no pós operatório também é comum
  • Retorno às atividades normais no dia seguinte à cirurgia (incluindo escola)
  • Para controle da dor, paracetamol se necessário. Pode acontecer uma dor de garganta leve na noite após a cirurgia.
  • Você pode notar uma diferença na voz da criança, isso porque a adenoide grande pode fazer a voz parecer “entupida”.